ENDODONTIA

É uma especialidade destinada ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que atingem a parte interna do dente: a polpa, a raiz e os tecidos periapicais, que envolvem a raiz.

É uma das áreas da odontologia fundamentais para a saúde da boca, principalmente para o sucesso dos tratamentos de reabilitação oral. Muita gente confunde a endodontia como apenas o tratamento de canal, mas a especialidade vai muito além desse procedimento.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ENDODONTIA PARA A SAÚDE BUCAL?​​

A endodontia pode evitar a ocorrência de quadros sistêmicos de infecção, que surgem quando as bactérias presentes na cavidade bucal chegam à corrente sanguínea. O endodontista também cuida da estética e autoestima, pois realiza clareamento interno de dentes que escureceram.

endo.jpg

EM QUAIS CASOS O TRATAMENTO ENDODÔNTICO É INDICADO?

Duando a restauração do dente caí e a pessoa com medo do dentista vai deixando a consulta para depois, até que o dente começa o processo agudo de dor.

As causas mais comuns dos problemas que afetam a estrutura interna dos dentes são as cáries profundas ou as fraturas. Nesses casos, as bactérias encontram um caminho livre para contaminarem a polpa e a raiz, causando uma infecção que, caso não seja tratada, pode piorar.

O tratamento endodôntico é indicado para pacientes nos quais a cárie chega até a polpa do dente, que acaba comprometendo a raiz. Sendo assim, a necessidade de tratar o canal deve ser avaliada nos seguintes casos:

• cáries profundas;

• dentes quebrados ou trincados;

• sensibilidade intensa, especialmente a alimentos frios e quentes;

• traumas com indicação de tratamento protético.