IMPLANTE DENTÁRIO

É a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais.

COMO FUNCIONA?

A instalação do implante dentário é realizada por um profissional especializado na área de implantodontia por meio da colocação de uma peça de titânio no osso onde antes existia um dente.

Após a colocação do implante, é necessário aguardar que o “pino” seja naturalmente integrado ao osso. Enquanto isso, o paciente utiliza uma coroa provisória que dará espaço para o dente de cerâmica que será posteriormente colocado sobre o implante, podendo ser encaixado de maneira individual ou agrupados.

implantodontia.jpg

QUANDO É INDICADO?

O procedimento pode ser realizado em pessoas que buscam recuperar os dentes perdidos, e, desde que haja as condições para a correta indicação, estão correlacionados a um sorriso mais bonito e saudável. Além disso, quando indicado, pode ser um tratamento ideal para substituir pontes, dentaduras e roaches (prótese parcial removível).

No entanto, é muito importante mencionar que o paciente deve ter gengivas saudáveis e, preferencialmente, ter ossos adequados para sustentar o suporte. Caso a pessoa sofra com problemas ósseos, como a deficiência na quantidade de ossos para o processo, é possível consultar um dentista, realizar um enxerto e criar uma base para a anexação das estruturas, contudo, o procedimento pode variar de paciente para paciente.

HÁ CONTRAINDICAÇÃO?

Em geral, existem contraindicações para pacientes que não controlaram as seguintes doenças:

• diabetes;

• tabagismo;

• tuberculose;

• doenças do sistema nervoso central;

• hipertonia dos músculos da mastigação;

• hipertensão;

• doenças do coração; e

• estomatite e outras doenças da cavidade oral.